quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Você sabia que há pessoas que acham que papa de aveia, leite com canela e chás são alimentos e bebidas somente para pessoas mais velhas?



Mero engano. Principalmente em si tratando dos chás, cujas virtudes medicinais são de conhecimento milenar trazem benefícios incríveis para a saúde do homem em qualquer idade. Até mesmo dos 30 aos 39, 40 anos, ou melhor, não importa a idade.

Veja que interessante. Você sabia? Depois da refeição, no fim da tarde ou antes de dormir, o chá, que teve sua origem no Oriente, e que era usado apenas com objetivo medicinal, mas aos poucos passou a ser usado, como bebida por prazer, é a segunda bebida mais consumida no mundo depois da água.

As ervas podem curar. E, são soluções bem mais baratas e muito eficazes. Porém, é preciso fazer bom uso destas ervas. Tomando chás, podemos conseguir os efeitos da hidratação e muitos outros de acordo com as propriedades específicas de cada planta.

Confúcio, líder espiritual chinês, foi o pioneiro na difusão dessa nova característica dos chás (séc. VI a .C.). O chá aportou na Europa, trazido por holandeses e portugueses, devido às colônias que tinham na China. Mas foi no século XVIII que a bebida se espalhou pelo mundo, pois os ingleses incluíram o chá no cardápio diário, o famoso 'chá das 5'. Além de proporcionar um momento de relaxamento ou de reunir amigos, tomar chá é um hábito muito saudável. Dependendo da folha usada na infusão, a bebida pode oferecer nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo. "Existe uma série de chás que contribuem para a saúde", diz Fabiana Trovão, nutricionista clínica, especializada em nutrição funcional do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).

Alguns efeitos do bem que consegui descobrir do chá:

Quente ou fria, a bebida pode trazer mais do que um momento de prazer. Há os chás que estimulam o apetite, ajudam a acalmar e melhoram a função gastrointestinal. Confira a função de cada um.

Os chás não podem ser usados de forma aleatória, sem indicação de um profissional, pois podem causar danos à saúde.

    Estímulo do apetite: alecrim, agrião, camomila, melissa, dente-de-leão, sálvia, manjerona, alfavaca. Calmantes ou sedativos: capim-cidreira, maracujá, valeriana, hortelã, folha de laranja, melissa, alface e angélica. Melhora nos problemas estomacais e intestinais: erva-doce, hortelã, camomila, poejo, angélica, sálvia e funcho.

    Digestivos: hortelã, camomila, boldo, quássia, raiz de genciana, sálvia, carqueja, anis estrelado. Cicatrizantes: eucalipto, cavalinha, maracujá, couve, babosa, bálsamo-do-peru, cardo santo. Anti-inflamatórios: agrião, limão, hortelã, alecrim, cavalinha, dente-de-leão, urtiga, folha de abacate. Antissépticos: arnica, bardana, limão e malva branca. Antidiarreicos: casca ou polpa de maçã, broto ou polpa de goiaba e casca de romã. Estímulo do intestino: semente de linhaça, ameixa preta, cáscara sagrada, zimbro, hortelã, erva-doce e capim-cidreira. Combate aos radicais livres: chá-mate.

Mesmo com tantos efeitos funcionais, os chás não são medicamentos e não devem substituí-los. Também é muito perigoso comprar folhas em mercados populares, indicadas por leigos como tratamento de doenças.

Por isso, cuidado com o “pacotinho ou a caixinha de chá que você compra ou ganha” - não importa se é real, ervas do campo ou spirro, ainda que indiquem que têm uma qualidade inconfundível."Os chás não podem ser usados de forma aleatória, sem indicação de um profissional, para isso ele precisa ter um conhecimento específico, ainda que seja um profundo conhecedor das relações entre as plantas cultivadas, o solo, o clima e as técnicas da cultura, pois podem causar danos à saúde. O fato de ser natural não elimina os efeitos colaterais. É preciso conhecer a planta e sua eficácia para então ter certeza de sua ação no organismo", alerta a nutricionista Fabiana.

Você é um daqueles que ainda acha que chá é coisa de velho? Estimular o apetite, acalmar os nervos em algumas situações até mesmo corriqueiras e cotidianas, melhorar o funcionamento do sistema digestivo, entre outros benefícios, são necessários para qualquer pessoa, seja engenheiro, advogado, professor, canoeiro, pescador, médico, dona de casa, profissional liberal, em fim, qualquer pessoa, qualquer profissional, não importa sua idade, deve criar o hábito de tomar chá. Assim, é possível completar 20, 30, 39, 50, 60... anos muito mais saudável.

E concluo afirmando: Que bom que tomar chá é saudável! E pode ser um momento de puro prazer, principalmente reunindo familiares, colegas e grandes amigos.O certo é que, em algumas situações é bem mais favorável tomar um bom chá do que um capuccino ou um shake de limão.

(Paraú/ RN, 01/11/2010.)

2 comentários:

  1. Parabéns pelo incentivo ao consumo do chá. Penso que, de fato, chegar aos 39, 40, 50 anos de forma saudável é algo por muitos almejados. No entanto, quando visto daquela forma bucólica, como uma bebida simples, porém de aromas e sabores singulares, o “chazinho” consegue proporcionar momentos únicos de alegria, juntando em torno dele aqueles que estão dispostos a compartilhar a unicidade do momento da degustação. Por isso é certo que o chá traz em si algo que transcende o seu conceito comum, não sendo exagero afirmar, inclusive, que é um meio eficaz para estreitar laços de amizade. Então, vamos ao chá meu amigo!

    Mossoró/RN, 01.11.2010

    ResponderExcluir
  2. Também parabenizo o blogueiro pelo arquivo, o qual aborda uma temática de suma importância para todos, pois a melhoria de nossa qualidade de vida também passa pelo conhecimento e consumo dos alimentos funcionais. Essa preocupação deve existir desde muito cedo, independente da idade, o quanto antes melhor.

    De fato há pessoas que pensam que esses alimentos são somente para os que estão vivendo a melhor idade, mas é inegável que nesta fase de nossa vida necessitamos de maiores cuidados. Não ouso em dizer a partir de qual idade cronológica estamos ou nos sentimos mais velhos, pois a mente é fator preponderante nessa definição e isso depende de cada estilo de vida e por que não dizer da forma como nos conduzimos durante ela. O certo é que muitos fatores influenciam na velocidade e intensidade do processo de envelhecimento de cada um, dentre eles, a alimentação tem papel fundamental, haja visto que o processo de escolha dos alimentos é altamente influenciado nao apenas pelas preferência, mas também tranformações por quais passam a nossa sociedade.

    Bom o assunto é vasto, instigante e super importante, mas nao poderia deixar de lembrar um pouco a importancia do leite com canela (Cinnamomum verum, C. zeylanicum) principalmente para os que ja passaram dos 30, pois dos chás o blogueiro ja falou muito bem. Esse vegetal, possui algumas propriedades muito interessantes para a saúde. O óleo essencial da canela inibe o desenvolvimento de bactérias em nosso organismo, auxilia no controle da taxa de glicemia e na redução do colesterol, dentre inúmeras outras propriedades terapêuticas comprovadas.

    Não irei também ignorar a nossa velha e conhecida aveia ( Avena sativa L.), cereal altamente nutritivo que além de ser fonte de carboidrato, vitaminas e minerais, é rica em fibras. Segundo a nutricionista Roberta dos Santos Silva, nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos, essa fibra solúvel chamada ß-glucana é responsável por parte das vantagens nutricionais proporcionadas pelo consumo da aveia, como o bom funcionamento intestinal, a diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), e também existem estudos que observaram resultados satisfatórios no controle da pressão arterial e controle da glicemia.

    No entanto, não é habitual reunir amigos para tomar um leite com canela ou ate mesmo um mingau de aveia. Tomamos o leite com canela, normalmente antes de dormir e o mingau de aveia, quem sabe quando não estamos muito bem de saúde. Será que por isso associa-se o consumo desses alimentos às pessoas mais idosas? Infelizmente não encontramos chás, leite com canela e um bom mingau de aveia num shopping ou numa sorveteria por exemplo. Isso pode ser fruto de nossa sociedade globalizada, consumista, massificada e muitas vezes nivelada por baixo, é mais fácil encontrar um sanduíche e um refrigerante pra comer, com um detalhe, o refrigerante deve ser de cola, se não for, estamos à margem. Eu tenho minhas convicções e sei responder ao questionamento da matéria ora postada, mas prefiro que cada um reflita e encontre sua resposta.

    Não estamos corretos, nem errados. Chás, leite com canela e aveia são alimentos que devem ser consumidos por todos independente da idade, são funcionais e podem ate agir como medicamentos, mas se não o fazemos quando jovens, por que não fazer quando mais velhos? Talvez isso também ajude a responder por qual motivo os associamos aos idosos.

    Deixo claro que não penso de forma alguma que esses alimentos são “coisas de velhos”, ao tempo em que afirmo que eles fazem muito bem principalmente nessa fase de nossas vidas. Com certeza, passarei a consumir mais esses alimentos a partir dessa reflexão e continuarei recomendando os mesmos aos meus amigos, principalmente aos mais velhos, afinal antes tarde do que nunca.

    ResponderExcluir