Professora Maria Antonia recepcionando e credenciando os professores e participantes da Aula Inaugural.
" A nossa capacidade de aprender, de que decorre a de ensinar, sugere ou, mais do que isso, implica a nossa habilidade de aprender a substantividade do objeto aprendido".
( Freire, 2000 a, p. 77 )
Xênia Débora - Coordenadora Municipal do GESTAR II , Professora Ranete Almeida e mais 69 professores estiveram presentes em nossa Aula Inaugural.
Café da manhã
Cecília Peixôto - Supervisora pedagógica da EMPA, e, Antonia Costa - Secretária Municipal de Ação Social.
Os professores do Curso de Pedagogia da UVA, entre eles alguns profissionais da EMPA estiveram presentes.
Professoras Iracema Olímpia, Aparecida, Maria Benigna, Livanete Barreto - professora da UERN e coordenadora da UVA - e Lúcia Oliveira.
Secretário Municipal de Educação - Professor Antonio Nunes
Secretário Municipal de Educação - Professor Antonio Nunes
" O GESTAR II busca a valorização profissional e pessoal do professor, destacando suas características e histórias particulares, a sua visão de sociedade, de relações e de compromisso com ela".
" Aprendizagem é o processo pelo qual o ser humano se apropria do conhecimento produzido pela sociedade. Em qualquer ambiente, a aprendizagem é um processo ativo que direciona as transformações da pessoa".
O professor precisa apontar caminhos para que seus alunos descubram e construam de forma interativa os saberes. Não podemos trabalhar isoladamente. Precisamos trabalhar em conjunto, de forma cooperativa, considerando os interesses dos alunos na busca da construção do conhecimento.
Da esqueda para a direita: Francisca Izabel ( Professora da Uva), Livanete Barreto ( Professora da UERN e Coordenadora da UVA), Xênia Débora, Antonio Carlos Peixôto e Antonio Nunes ( Secretário Municipal de Educação ).
do Município de Campo Grande RN
- Atração cultural de destaque em nosso evento.
Ela realmente agradou.
Ela realmente agradou.
Uma jovem de grande talento:
Gabriella
Uma jovem talentosa
Suely Saldanha, do municipio de Triunfo potiguar, Rn, aluna do Curso de Pedagogia na UVA, fazendo uma apresentação com o Grupo de Flauta Cleto Souza
Apresentação Cultural
O grupo pertence a Casa de Cultura da Cidade de Campo Grande, e, é coordenado pela Professora Neuraci Vieira.
" Quem registra tem memória, quem não
registra tem vagas lembranças".
A Aula Inaugural do GESTAR II aconteceu no Bem - me - quer, das 7 h às 11 h, deste sábado, dia 13 de junho de 2009.
Estiveram presentes compondo a mesa:
* O Ilmo. Sr. Secretário Municipal de Educação e Cultura - Professor Antonio Carlos PeixôtoNunes;
* O Ilmo. Sr. Chefe de Gabinete e Professor Formador na área de Matemática - Antonio Carlos Peixôto;
* A Ilma. Sra. Coordenadora Municipal do GESTAR - Xênia Débora de Lima Xavier;
* A Ilma. Sra. Coordenadora da UVA em nosso Município e Professora da UERN no Municípo de Assú, Rn - Francisca Livanete Barreto Ferreira;
* As Ilmas. Sras. Supervisoras Pedagógicas da EMPA Luzia Cecília Peixôto Nunes Pimenta e Maria do Rosário de Pompéia Peixôto Nóbrega;
* O Ilmo. Sr. Ítalo Alves Campêlo - Professor Formador da Área de Língua Portuguesa no Município de Triunfo Potiguar Rn;
* A Ilma. Sra. Joraneide Xavier Peixôto Alves - Diretora do JEGI ( Jardim Escola Gente Inocente ) e Professora cursista do GESTAR II;
* A Ilma. Sra. Diretora do Jardim Escola Chapeuzinho Vermelho - Professora Iracema Olímpia Ferreira Nunes de Moura;
* A Ilma. Sra. Secretária Municipal de Ação Social - Antonia Costa;
* A Ilma. Sra. Coordenadora da Creche Alemida Júnior - Professora Laurita Soares de Sousa Pimenta;
* A Ilma. Sra. Wildima Maria Albino - Coordenadora do PETI;
* A Ilma. Sra. Professora da UVA em nosso Município - Francisca Isabel da Silva Cosme;
* A Ilma. Sra. Neuraci Vieira de Albuquerque Gondim.
* Composta a mesa falamos do compromisso do Ministério de Educação, da Secretaria de Educação Básica e do CFORM - Centro de Formação Continuada da UNB, através das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação em desenvolverem o GESTAR II - Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. Um programa cujo trabalho tem sido elaborado para a criação de uma nova escola, que contemple a complexidade do mundo contemporâneo articulando-o com a educação de nossos alunos. Um programa que visa a tranformação da escola em uma instituição mais democrática e amorosa, que vise à autonomia e à auto-realização de cada aluno e que ao mesmo tempo, tenha como horizonte a justiça social, a felicidade e a emancipação da humanidade.
* O importante no GESTAR II é não perder de vista a nossa formação, a formação permanente do professor e as possibilidades que o programa pode proporcionar espaços para o aperfeiçoamento do nosso desempenho pessoal e acadêmico. Por meio da formação do professor, o GESTAR II, promoverá condições para que nossos alunos se desenvolvam de forma harmoniosa, tornando-os autônomos e cooperativos. Este é o principal objetivo do GESTAR II. E nós acreditamos nele!
* Em nossa Aula Inaugural tivemos como atração cultural o grupo de " Flauta Cleto Souza" da Casa de Cultura de Campo Grande / Rn, coordenado pela Professora Neuraci Vieira, e, sob a maestria de Cláudio Jácome. O grupo apresentou alguns números, inclusive com músicas características da nossa regionalidade. Além da apresentação brilhante de uma jovem saxofonista. Realmente nos deleitamos em tão brilhante atração.
* Em suas falas, o Secretário Municipal de Educação, Professor Antonio Nunes, enfocou a disponibilidade da Secretaria para apoiar o programa, comentou sobre a adesão feita no ano de 2008, e desejou êxito aos participantes. A Coordenadora Municipal do GESTAR II, Xênia Débora, falou sobre a importância do Programa e desejou sucesso a todos os professores cursistas. O Professor Formador de Língua Portuguesa no Município de Triunfo Potiguar / Rn, Ítalo Campêlo comentou sobre as oportunidades que o Ministério de Educação tem oferecido aos professores através de formações continuadas, graduações e pós-graduações, mas enfatizou que os professores precisam abraçar essas oportunidades não como forma de simplesmente participarem de uma formação, no entanto com o propósito de buscar aperfeiçoamento, mudança de postura em suas práticas pedagógicas, despertamento para melhorarmos o baixo IDEB de nossas escolas e o alcance de uma educação de qualidade. E, o Professor Formador do GESTAR II na Área de Matemática, Antonio Carlos Peixôto, comentou sobre a necessidade do professor acompanhar as mudanças repentinas e a modernização da nossa sociedade, inclusive com os novos avanços tecnológicos, e nos deu uma palavra de despertar para investirmos na nossa qualificação profissional, e, assim, estarmos aptos a acompanharmos e entendermos essas mudanças. Um dos meios apontados, seria o nosso aperfeiçoamento, e, o GESTAR II é uma dessas oportunidades. Encerrou suas palavras, falando da satisfação de ter conhecido o Programa, de estar participando como formador e desejou sucesso.
* Saber e Mudar - tema do texto reflexivo lido para o grupo de 70 professores e profissionais da educação presentes em nosso evento. O texto foi lido pelo Professor Formador da Área de Matemática Antonio Carlos Peixôto.
* Os professores cursistas de ambas as áreas receberam os kits ( pasta, canetas, borracha, caderno, bloco de papel, cola branca, lápis, marcador de texto, conjunto de réguas, papel pautado, compasso...) patrocinados pela Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de nosso Município de Paraú, Rn, material necessário para a realização das atividades em nossas oficinas. Além dos Cadernos: TPs e AAAs.
* O Programa foi apresentado no Power Point - GESTAR II ( guia geral ) - Principais Pontos enfocados:
I - Caracterização do GESTAR II.
II - Modalidades.
III - Ações Integrantes:
A - Formação continuada:
- do Formador;
- Atividades individuais a distância para o Professor Cursista;
- Oficinas Coletivas;
- Plantão Pedagógico;
- Acompanhamento Pedagógico.
B - Sistema de Avaliação do Programa.
Fundamentos da Proposta pedagógica do GESTAR II.
A - Ensino-aprendizagem;
B - Relação professor-aluno;
C- Papel do professor;
D - Sala de aula: espaço educativo;
E - Avaliação;
F- Concepção de competência;
G - Relação entre comunidade e escola no papel educacional.
Currículo do GESTAR II - Área de Matemática e de Língua Portuguesa.
* Encerrada a apresentação agradecemos a presença de todos e o apoio dos nossos colaboradores.
* No turno vespertino, às 13 h, iniciamos a 1ª oficina na sala 09 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Amaro.
* Aplicamos a Dinâmica dos frutos da árvore. Através da qual os professores falaram sobre as suas expectativas. Comentaram que para essa formação traziam experiências, curiosidades, dúvidas, esperanças, motivação e que esperavam levar mais conhecimentos, experiências novas, incentivo entre outros frutos que contribuam para a melhoria de suas práticas pedagógicas, e, para o alcance dos objetivos e propósitos da formação que ora se inicia.
* Fizemos o Contrato Didático, através do qual firmamos nossos compromissos e nossas responsabilidades. Entre as principais estão: assiduidade, não consultar o caderno de respostas,
cumprir e respeitar os horários das oficinas, cumprir a pauta planejada para os encontros, respeitar os colegas em suas opiniões, ser companheiro, entre outras.
* Reservamos um espaço de tempo para que nossos colegas cursistas pudessem perguntar e questionar sobre a dinâmica do Programa, inclusive entender melhor os TPs e AAAs.
cumprir e respeitar os horários das oficinas, cumprir a pauta planejada para os encontros, respeitar os colegas em suas opiniões, ser companheiro, entre outras.
* Reservamos um espaço de tempo para que nossos colegas cursistas pudessem perguntar e questionar sobre a dinâmica do Programa, inclusive entender melhor os TPs e AAAs.
* Assistimos ao vídeo Saber e Sabor. Quase todos fizeram ênfase a fala de Rubem Alves, principalmente a significativa importância que ele dá ao aluno, e, nos leva ao despertar para uma relação mais afetiva. Isso se inclui nos fundamentos da Proposta Pedagógica do GESTAR II. Quando é colocado que a relação professor-aluno deve estar ligada por vínculos afetivos e de compromisso. Nos reportamos no tempo e trocamos algumas experiências que consideramos marcantes em nossa carreira profissional.
* Foi entregue uma síntese da nova ortografia, elaborada de forma prática para consulta e aplicação dos professores em sala de aula.
* Intervalo para o lanche;
* Iniciamos o estudo do TP 3 fazendo uma observação ao tema abordado no mesmo: o trabalho. Tema motivador das quatro unidades do TP. Percebemos que os Tps abordam os gêneros textuais. Na Unidade 9 é trabalhado o conhecimento intuitivo dos gêneros, os gêneros textuais, competência sociocomunicativa e a classificação dos gêneros textuais. Assim, após essa percepção e observação foi solicitado que os professores estudassem minuciosamente em casa a Unidade 10 que aborda gênero literário e não literário, o gênero poético e o cordel, uma subclassificação do gênero poético. Logicamente que após toda a explicação necessária sobre a Tarefa de Casa e o Avançando na Prática, os cursistas foram orientados a escolherem o primeiro Avançando para colocar em prática e socializar na próxima oficina já agendada de acordo com o nosso cronograma de encontros.
* Foi feita a avaliação. Visto que o horário estava encerrando, os professores cursistas optaram pela avaliação oral, mostrando-se satisfeitos com a formação, elogiando a proposta do GESTAR II e firmando ainda o compromisso de desenvolverem um trabalho certos da importância para a nossa qualificação profissional.
Estamos envolvidos numa rede de aprendizagem permanente,
Estamos envolvidos numa rede de aprendizagem permanente,
com espaços para reflexão, pesquisa
e discussão de nossas práticas.
Texto: Saber mudar.
Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente e logo nadou até
a borda do copo. Mas, como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, não conseguiu escapa. Acreditando que não havia saída, desanimou, parou de se debater e afundou. Sua companheira, apesar de não ser tão forte, era tenaz; por isso continuou a se debater e a lutar. Aos poucos, com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga, onde ela subiu e conseguiu levantar vôo para longe.
Tempos depois, a mosca tenaz, por um descuido, caiu novamenente em um copo, desta vez cheio de água. Imaginando que já conhecia a solução para aquele problema, começou a se debater na esperança de que, no devido tempo, se salvasse. Outra mosca passando por ali e vendo a aflição da outra, pousou na beira do copo e gritou:
" - Tem um canudo ali, nade até lá e suba".
e discussão de nossas práticas.
Texto: Saber mudar.
Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente e logo nadou até
a borda do copo. Mas, como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, não conseguiu escapa. Acreditando que não havia saída, desanimou, parou de se debater e afundou. Sua companheira, apesar de não ser tão forte, era tenaz; por isso continuou a se debater e a lutar. Aos poucos, com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga, onde ela subiu e conseguiu levantar vôo para longe.
Tempos depois, a mosca tenaz, por um descuido, caiu novamenente em um copo, desta vez cheio de água. Imaginando que já conhecia a solução para aquele problema, começou a se debater na esperança de que, no devido tempo, se salvasse. Outra mosca passando por ali e vendo a aflição da outra, pousou na beira do copo e gritou:
" - Tem um canudo ali, nade até lá e suba".
A mosca tenaz respondeu:
" - Pode deixar que eu sei como resolver esse problema".
E continuou se debatendo, mais e mais, até que, exausta, afundou na água.
Moral da história:
" - Pode deixar que eu sei como resolver esse problema".
E continuou se debatendo, mais e mais, até que, exausta, afundou na água.
Moral da história:
Soluções do passado, em contextos diferentes, podem se transformar em problemas.
Quantas vezes, baseados em experiências anteriores, deixamos de observar as mudanças ao nosso redor e ficamos lutando inultilmente até afundar em nossa própria falta de visão? Criamos uma confiança equivocada e perdemos a oportunidade de repensar nossas experiências. Ficamos presos a velhos hábitos que nos levaram ao sucesso e perdemos a oportunidade de evoluir...
Os donos do futuro sabem reconhecer essas transformações e fazer as mudanças necessárias para acompanhar a nova situação.
Para refletir:
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)
Os donos do futuro sabem reconhecer essas transformações e fazer as mudanças necessárias para acompanhar a nova situação.
Para refletir:
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)
"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos, que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução? Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." (Bertrand Russell)
" A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." (Friedrich Froebel)
" A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal." (Friedrich Froebel)
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)
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