terça-feira, 29 de setembro de 2009

- Linguística -



Vocabulário Crítico





Adequação linguística: É a forma de um falante utilizar sua fala, de acordo com o momento e o ambiente no qual está inserido e seguindo as normas e os padrões definidos em sua cultura, podendo manifestar-se coloquialmente ou formalmente.
Assimilação: fenômeno linguístico ocorrido numa sequência de sons parecidos, um deles assimila o outro ( falando - falanu).
Atributos de um falante: Fazem parte da individualidade do falante ( idade, sexo, status socioeconômico, nível de escolarização etc ).
Codificação comunicativa: Processo de padronização da língua estabelecido pela imprensa, obras literárias e, principalmente, a escola. São fatores que, ao longo do processo sócio-histórico, vem infuenciando os falantes urbanos, como a ortografia ( definição do padrão correto de escrita ), a ortoépia ( do padrão correto da pronúncia ), da composição de dicionários e gramáticas.
Competência comunicativa: Conceito criado por Dell Hymes ( 1966 ) que inclui as regras que orientam a formação das sentenças e as normas sociais e culturais que definem a adequação da fala. Permite ao falante saber o que falar e como falar com quaisquer interlocutores em quaisquer circunstâncias.
Comunidade de fala: Local onde convivem falantes de diversas variedades regionais.
Contínuo de monitoração estilística: Linha imaginária onde se situam desde as interações totalmente espontâneas ( menor monitoração ) até aquelas que são previamente planejadas e que exigem muita atenção do falante ( maior monitoração ).
Contínuo de oralidade-letramento: Linha imaginária onde se dispõem os eventos de comunicação, conforme sejam eles eventos mediados pela língua escrita que são os eventos de letramento, ou eventos de oralidade em que há influência direta da língua escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário