quarta-feira, 16 de setembro de 2009

GESTAR II








Aconteceu a IV Oficina do GESTAR II


A quarta oficina do GESTAR II aconteceu neste dia 16 de Setembro do ano em curso. O encontro teve uma duração de 04 horas e contou com a participação de 03 dos 06 professores cursistas.
Iniciamos socializando de forma sucinta e precisa a nossa compreensão do filme O Leitor, assistido na oficina anterior. A experiência da personagem principal Hanna, a partir do momento em que o “menino” torna-se seu amor/ amante, e transforma-o em seu interlocutor proposital ou casualmente e inicia um processo de alfabetização em seu convívio social, foi exatamente o ponto de partida para nossas discussões sobre o processo de leitura e escrita abordado no TP 4 que ora passamos a estudá-lo e analisá-lo.
O Letramento que considera escrita e leitura como práticas sociais e base para todo ensino por meio de textos de tipos, gêneros diversificados, e que não é uma prática restrita ao ambiente escolar, foi o assunto de análise, aprofundamento, discussão e socialização deste novo encontro.
O material usado além do TP 4, especificamente a Unidades 13 ( lida e analisada como tarefa de casa ) e a Unidade 14 discutida nesta oficina, assim como também os textos: Sociedade letrada/ iletrada – indivíduo letrado/ iletrado; Letramento e alfabetização – onde está a diferença? e O papel do educador no letramento como “ professor – letrador” foi o necessário para a percepção de que a escola é a responsável pelo envolvimento dos educadores num processo profundo nas práticas sociais que envolvem leitura e escrita, visto que letramento não é a codificação e sonorização, ou seja, o registro e a leitura da representação gráfica e fonética dos vocábulos, para a construção de frases descontextualizadas, todavia, a capacitação do indivíduo para ter acesso a leitura diversificada.
Assim, pudemos perceber que se faz necessário que o professor-letrador conheça o tema, trace objetivos e metas a serem alcançadas, pois o aprofundamento do tema central, por meio de pesquisas e investigações trarão subsídios para o domínio e a prática.
O problema do analfabetismo no Brasil é remoto e constatado em pesquisadas. Ainda não foi solucionado, mas a partir da década de 80 foi possível perceber uma mudança significativa nesse quadro. Assim, com o letramento em evidência, se faz necessário o uso do conhecimento prévio/ nato, do conhecimento de mundo que adquirimos, a sua relação com a escrita, para desenvolvermos melhor o processo de alfabetização tendo em visto a formação do aluno letrado.
Encerramos nossas discussões nesse âmbito assistindo ao vídeo “ Alfabetização, leitura e escrita” ( Salto para o Futuro ).
Na continuidade da oficina, trabalhamos o texto – “ O galo que logrou a raposa”, uma atividade de leitura levando em consideração os níveis sob três planos distintos na sua estrutura: superficial, intermediária e profunda. Em seguida os professores cursistas foram oportunizados para a socialização do Avançando na Prática. Todos relataram a experiência da atividade com os gêneros textuais.
Chegando ao final do nosso encontro nos comprometemos com a Tarefa de Casa: Preparação de uma aula para aplicação de mais um Avançando na Prática das páginas 80 e 85 ( TP 4 – unidade 14 ) para troca de experiência na próxima oficina. Uma observação: A atividade foi sorteada para que tenhamos uma diversidade de experiências. E, o estudo da Unidade 15.
Concluímos com uma produção textual na qual os professores cursistas deveriam traçar seus perfis, relatando suas experiências com o GESTAR II, inclusive fazendo alusão as dificuldades encontradas, e, finalmente a Avaliação desta IV Oficina.

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