Mero engano. Principalmente em si tratando dos chás, cujas virtudes medicinais são de conhecimento milenar trazem benefícios incríveis para a saúde do homem em qualquer idade. Até mesmo dos 30 aos 39, 40 anos, ou melhor, não importa a idade.
Veja que interessante. Você sabia? Depois da refeição, no fim da tarde ou antes de dormir, o chá, que teve sua origem no Oriente, e que era usado apenas com objetivo medicinal, mas aos poucos passou a ser usado, como bebida por prazer, é a segunda bebida mais consumida no mundo depois da água.
As ervas podem curar. E, são soluções bem mais baratas e muito eficazes. Porém, é preciso fazer bom uso destas ervas. Tomando chás, podemos conseguir os efeitos da hidratação e muitos outros de acordo com as propriedades específicas de cada planta.
Confúcio, líder espiritual chinês, foi o pioneiro na difusão dessa nova característica dos chás (séc. VI a .C.). O chá aportou na Europa, trazido por holandeses e portugueses, devido às colônias que tinham na China. Mas foi no século XVIII que a bebida se espalhou pelo mundo, pois os ingleses incluíram o chá no cardápio diário, o famoso 'chá das 5'. Além de proporcionar um momento de relaxamento ou de reunir amigos, tomar chá é um hábito muito saudável. Dependendo da folha usada na infusão, a bebida pode oferecer nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo. "Existe uma série de chás que contribuem para a saúde", diz Fabiana Trovão, nutricionista clínica, especializada em nutrição funcional do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).
Alguns efeitos do bem que consegui descobrir do chá:
Quente ou fria, a bebida pode trazer mais do que um momento de prazer. Há os chás que estimulam o apetite, ajudam a acalmar e melhoram a função gastrointestinal. Confira a função de cada um.
Os chás não podem ser usados de forma aleatória, sem indicação de um profissional, pois podem causar danos à saúde.
Estímulo do apetite: alecrim, agrião, camomila, melissa, dente-de-leão, sálvia, manjerona, alfavaca. Calmantes ou sedativos: capim-cidreira, maracujá, valeriana, hortelã, folha de laranja, melissa, alface e angélica. Melhora nos problemas estomacais e intestinais: erva-doce, hortelã, camomila, poejo, angélica, sálvia e funcho.
Digestivos: hortelã, camomila, boldo, quássia, raiz de genciana, sálvia, carqueja, anis estrelado. Cicatrizantes: eucalipto, cavalinha, maracujá, couve, babosa, bálsamo-do-peru, cardo santo. Anti-inflamatórios: agrião, limão, hortelã, alecrim, cavalinha, dente-de-leão, urtiga, folha de abacate. Antissépticos: arnica, bardana, limão e malva branca. Antidiarreicos: casca ou polpa de maçã, broto ou polpa de goiaba e casca de romã. Estímulo do intestino: semente de linhaça, ameixa preta, cáscara sagrada, zimbro, hortelã, erva-doce e capim-cidreira. Combate aos radicais livres: chá-mate.
Mesmo com tantos efeitos funcionais, os chás não são medicamentos e não devem substituí-los. Também é muito perigoso comprar folhas em mercados populares, indicadas por leigos como tratamento de doenças.
Por isso, cuidado com o “pacotinho ou a caixinha de chá que você compra ou ganha” - não importa se é real, ervas do campo ou spirro, ainda que indiquem que têm uma qualidade inconfundível."Os chás não podem ser usados de forma aleatória, sem indicação de um profissional, para isso ele precisa ter um conhecimento específico, ainda que seja um profundo conhecedor das relações entre as plantas cultivadas, o solo, o clima e as técnicas da cultura, pois podem causar danos à saúde. O fato de ser natural não elimina os efeitos colaterais. É preciso conhecer a planta e sua eficácia para então ter certeza de sua ação no organismo", alerta a nutricionista Fabiana.
Você é um daqueles que ainda acha que chá é coisa de velho? Estimular o apetite, acalmar os nervos em algumas situações até mesmo corriqueiras e cotidianas, melhorar o funcionamento do sistema digestivo, entre outros benefícios, são necessários para qualquer pessoa, seja engenheiro, advogado, professor, canoeiro, pescador, médico, dona de casa, profissional liberal, em fim, qualquer pessoa, qualquer profissional, não importa sua idade, deve criar o hábito de tomar chá. Assim, é possível completar 20, 30, 39, 50, 60... anos muito mais saudável.
E concluo afirmando: Que bom que tomar chá é saudável! E pode ser um momento de puro prazer, principalmente reunindo familiares, colegas e grandes amigos.O certo é que, em algumas situações é bem mais favorável tomar um bom chá do que um capuccino ou um shake de limão.
(Paraú/ RN, 01/11/2010.)