quarta-feira, 22 de julho de 2009

Isto É Além de Outra Coisa: CoNvErSa aFiAdA.



Para Ítalo, Lucineide Peixôto e Amiltom.

ELEIÇÕES Para DIRETOR Nas Escolas Públicas Estaduais

A Educação brasileira vive em processo de mudança, de renovação e de transformação. Dentre elas, na atualidade, as eleições diretas para Diretores das Escolas Públicas Estaduais, chegam como uma ferramenta de democratização e de certa forma de descentralização do poder público, já que tal cargo comissionado era o alvo de posição social adquirida por meio da política pública partidária.

Durante vários anos quantas escolas não foram prejudicadas e até arruínadas por gestões até mesmo de leigos, de profissionais de outras áreas e que nunca tiveram visão do papel fundamental da educação! Quantas escolas não foram sobrepujadas por gestões cujos designios foram o uso do poder para fazer e manipular uma política exclusiva, autoritarista, despótica, destrutiva e nada sócio - educativa!

Quantos grandes profissionais em educação que poderiam ter desenvolvido um trabalho político-educacional notório, relevante e expressivo, entretanto foram rejeitados, não oportunizados, outros encerraram suas carreiras, desistiram por terem sido estorvados e acabaram desacreditados na Educação, passando a viverem em pleno estado de acomodação!

As Eleições Diretas para Diretores chegam quebrando algemas. Elas chegam oportunizando os profissionais em educação convictos, abrindo portas para o crescimento e o desenvolvimento humano, social e acima de tudo educacional. Elas surgem como a chuva que cai e arrasta com a força da água pelos córregos o lixo, a sujeira da politiquice, do sentimento e da sensação de domínio e de posse. Elas colocam o poder de desição do “ voto” nas mãos dos alunos, dos pais dos alunos e dos funicionários de escolherem seu DIRETOR, seu gestor, e, não mais um correligionário, um partidário, um cabo eleitoral, um comprador de votos de um partido ou de um poder público político seja ele qual for.

É você, DIRETOR, junto aos demais profissionais responsáveis e comprometidos com o processo educacional que tem que tomar decisões, solucionar problemas, buscar os meios para a melhoria e o pleno desenvolvimento do trabalho em sua escola. Sua Gestão agora pode ser livre! Seja sensato! Você pode fazer agora a grande diferença, iniciar uma NOVA FASE, e registrar uma OUTRA HISTÓRIA.

Acredito e torço para que elas cheguem às Escolas Públicas Municipais. Todavia sou convicto de que é um processo lento e para um futuro que não sabemos se será próximo. Não acontecerá apenas por meio de uma solicitação ou de um pedido qualquer, de uma vontade que surge como fruto de uma rixa política oposicional seja ela de que partido for, ou, como meio de desdenhar um opositor político. Entretanto, as Eleições Diretas para Diretores das Escolas Públicas Municipais acontecerão quando surgir do Poder Público Legislativo um projeto argumentativo, com embasamento na sua importância como melhoria para a democratização do trabalho político-educacional, e, com argumentação em alguma Lei existente ou promulgada, acima de tudo, encontrando uma forma de tornar as Escolas Municipais autônomas no recebimento dos seus recursos para a compra da merenda escolar, do material permanente, do material de consumo e para o investimento na qualificação e no aperfeiçoamento dos nossos profissionais. Pois apenas com os recursos e a dinâmica do Caixa Escolar e do PDDE ainda não é possível. E a pergunta é: Qual gestor do Poder Público Executivo Municipal permitiria as Eleições Para Diretores, se não houvesse obrigatoriedade em uma Lei? Ei, o país aqui é Brasi!As coisas ainda acontecem lentamente não tanto quanto em 1500, mas...

Um comentário:

  1. È Ycaro, este é ano de elições diretas para diretores das escolas estaduais, um grande passo para a gestão democrática, mas será que é mesmo gestao democrática?Fui candidata em 2007, mas tanto fizeram que fui impugnada, não por fazer politicagem, mas pq tinha me afastado uns meses da escola,estava a disposição do município, então contando os meses, faltou apenas 1 mês para completar os dois anos ininterruptos na escola que eu era candidata, mas fizeram uma política tão suja contra mim, que terminou ganhando a outra chapa, a chapa de um diretor autoritário, mas, fazer o q?
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir