Oficina II Hoje, 01 de Julho de 2009, foi realizada a Oficina II do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar
A segunda oficina do Gestar II, aconteceu no dia 01 de julho, no Laboratório de Informática Júlio César Peixôto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Amaro, e, teve uma duração de 4 horas.
Participaram apenas 03 dos 06 professores cursistas. Os faltosos justificaram suas faltas. E tivemos o prazer de termos 01 professor ouvinte, que pediu permissão para assistir a oficina movido pela curiosidade de conhecer melhor a dinâmica do GESTAR II.
Iniciamos os trabalhos com a dinâmica “As manchetes”. Os cursistas escolheram uma tarja na qual havia registrada a manchete ( um perfil elaborado dos colegas, cujos defeitos/falhas e qualidades eram apontadas ), na tarja havia também bombons afixados. Ao ler a manchete, a mesma deveria ser entregue ao colega que o cursista relacionasse a tal perfil. Um detalhe: uma das tarjas estava em branca, pois o objetivo era fazer o cursista traçar o perfil oral e momentaneamente. Durante o desenvolvimento da dinâmica o grupo pode refletir:
Foi fácil conseguir encontrar um colega merecedor dos elogios?
Fois mais fácil identificá-lo ou caracterizá-lo pelas virtudes ou pelos defeitos?
Para os colegas elogiados : vocês se identificaram com o perfil escolhido?
Quais os acertos mais próximos e quais os maiores erros?
Após as reflexões e comentários sobre a dinâmica, os colegas sugeriram maneiras de adapção para que a mesma possa ser aplicada em classe como forma também da prática da produção textual, da leitura e da escrita.
Os cursistam receberam uma síntese sobre porta-fólio e discutimos sobre o papel e a importância do tal inclusive como um instrumento avaliativo. Combinamos para fazermos uso do mesmo a partir das próximas oficinas, registrando as que já foram realizadas.
Fizemos a leitura do relatório da oficina I, após distribuição de cópia do mesmo para os cursistas.
Não foi possível socializarmos o primeiro Avançando na Prática, pois a escola estava no período do recesso escolar, no entanto firmamos o compromisso de aplicarmos dois Avançando na Prática e os socializarmos na próxima oficina. Apesar do número pequeno de participantes a oficina não pareceu cansativa. Estávamos empolgados e participamos ativamente. Uma reclamação dos cursistas foi em relação ao tempo, visto que todos trabalham em duas ou mais escolas, e, até os três turnos, assim, fica realmente complicado para estudarmos e planejarmos nossas ações e aulas para pormos em prática aquilo que o GESTAR II propõe. Todavia continuamos achando importante e significativa essa formação e caminhamos firmes para a sua realização buscando a superação das barreiras e de nossas limitações.
Enceramos expondo nossos conhecimentos prévios sobre o próximo tema a ser abordado, na última unidade do TP3.
A segunda oficina do Gestar II, aconteceu no dia 01 de julho, no Laboratório de Informática Júlio César Peixôto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Amaro, e, teve uma duração de 4 horas.
Participaram apenas 03 dos 06 professores cursistas. Os faltosos justificaram suas faltas. E tivemos o prazer de termos 01 professor ouvinte, que pediu permissão para assistir a oficina movido pela curiosidade de conhecer melhor a dinâmica do GESTAR II.
Iniciamos os trabalhos com a dinâmica “As manchetes”. Os cursistas escolheram uma tarja na qual havia registrada a manchete ( um perfil elaborado dos colegas, cujos defeitos/falhas e qualidades eram apontadas ), na tarja havia também bombons afixados. Ao ler a manchete, a mesma deveria ser entregue ao colega que o cursista relacionasse a tal perfil. Um detalhe: uma das tarjas estava em branca, pois o objetivo era fazer o cursista traçar o perfil oral e momentaneamente. Durante o desenvolvimento da dinâmica o grupo pode refletir:
Foi fácil conseguir encontrar um colega merecedor dos elogios?
Fois mais fácil identificá-lo ou caracterizá-lo pelas virtudes ou pelos defeitos?
Para os colegas elogiados : vocês se identificaram com o perfil escolhido?
Quais os acertos mais próximos e quais os maiores erros?
Após as reflexões e comentários sobre a dinâmica, os colegas sugeriram maneiras de adapção para que a mesma possa ser aplicada em classe como forma também da prática da produção textual, da leitura e da escrita.
Os cursistam receberam uma síntese sobre porta-fólio e discutimos sobre o papel e a importância do tal inclusive como um instrumento avaliativo. Combinamos para fazermos uso do mesmo a partir das próximas oficinas, registrando as que já foram realizadas.
Fizemos a leitura do relatório da oficina I, após distribuição de cópia do mesmo para os cursistas.
Não foi possível socializarmos o primeiro Avançando na Prática, pois a escola estava no período do recesso escolar, no entanto firmamos o compromisso de aplicarmos dois Avançando na Prática e os socializarmos na próxima oficina. Apesar do número pequeno de participantes a oficina não pareceu cansativa. Estávamos empolgados e participamos ativamente. Uma reclamação dos cursistas foi em relação ao tempo, visto que todos trabalham em duas ou mais escolas, e, até os três turnos, assim, fica realmente complicado para estudarmos e planejarmos nossas ações e aulas para pormos em prática aquilo que o GESTAR II propõe. Todavia continuamos achando importante e significativa essa formação e caminhamos firmes para a sua realização buscando a superação das barreiras e de nossas limitações.
Sequenciamos o encontro fazendo o estudo da Unidade 10 do TP3: “Trabalhando com gêneros textuais”. Cada professor cursista presente foi incubido de expor as principais idéias das seções 1, 2 e 3 da já referida unidade. Após o sorteio das seções foi dado um tempo para que cada participante preparasse sua apresentação. A professora cursista Joraneide Xavier expôs sobre O “gênero literário e não-literário”, Valdirene Costa abordou o tópico da seção 2 – “ O gênero poético”, e, a professora Conceição Macedo trabalhou a seção 3: " O cordel – uma subclassificação do gênero poético". Todas socializaram muito bem, visto que havia também sido solicitado o estudo desta unidade em casa, na oficina passada.
Fizemos a avaliação oralmente, comentando a riqueza do material, a forma de apresentação dos conteúdos que nos facilita a obordagem dos temas com nossos alunos, levando-os facilmente a compreensão e a assimilação.
Fizemos a avaliação oralmente, comentando a riqueza do material, a forma de apresentação dos conteúdos que nos facilita a obordagem dos temas com nossos alunos, levando-os facilmente a compreensão e a assimilação.
Enceramos expondo nossos conhecimentos prévios sobre o próximo tema a ser abordado, na última unidade do TP3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário