sexta-feira, 31 de julho de 2009

Isso é CULTURA







Paraú será sede de exposição fotográfica

O Projeto Território Sertão do ApodiNas Pegadas de Lampião deixará sua marca no município de Paraú. De 5 a 18 de agosto, a cidade abriga uma exposição fotográfica composta por 55 fotografias de oito municípios integrantes do projeto. A mostra será sediada na Câmara Municipal de Paraú, localizada na Rua Padre Amaro, n° 35, Centro. O rico acervo iconográfico do projeto — idealizado pela Agência Cultural Sebrae/RN — percorre diversos municípios do estado, levando cultura aos seus habitantes. O projeto também gera desenvolvimento e novas oportunidades às cidades.

Quem visitar a mostra poderá conhecer as riqueza culturais e as belezas naturais do sertão, com suas paisagens, tradições populares, manifestações artísticas e cenas do cotidiano. As imagens foram captadas em março pelas lentes de sete fotógrafos potiguares de renome nacional, cujas raízes estão ligadas à região. A missão de traduzir o sertão em forma de fotografia ficou a cargo de Canindé Soares, Max Pereira, Jean Lopes, Henrique José, Cícero Oliveira, Pacífico Medeiros e Ricardo Junqueira.

Belezas e potencialidades parauenses

Flora, fauna, arquitetura, gastronomia paisagens e celebrações típicas. Tudo o que caracteriza a cidade de Paraú, uma das participantes da exposição e sede, foi registrado pela câmera do fotógrafo Henrique José. A cidade tem 3.988 habitantes e foi elevada à categoria de município em 1962, quando se desmembrou de Augusto Severo.

Algumas tradições relativas à cultura permanecem vivas entre os parauenses, como os ofícios de profeta de chuva, de mortalhador de defunto, de rendeiras e de bordadeiras. Dentre as belezas naturais, o Serrote Vermelho e o Rio Paraú se destacam como símbolos da cidade.

Construções como a Igreja do Divino Espírito Santo, o Mercado Público de Paraú e as ruínas da Casa do Sítio Maxixe contam a história da cidade. No quesito gastronomia, os parauenses produzem deliciosas iguarias típicas, como buchada, galinha caipira, pé-de-moleque, rapadura e mel de abelha, além de licores e lambedores feitos com ervas e frutas.

A economia gira em volta da criação de gado, suínos, caprinos e do plantio de feijão, melancia e milho. Quem estiver à procura de festa, pode ir à Paraú. Lá tem Carnaval, Festa Junina, Vaquejadas, Forrós e a Emancipação Política (10 de Maio), bem como festejos religiosos. Tudo isso faz do município um atrativo tanto para turistas quanto para investidores.

Para Saber mais:

CARACTERÍSTICAS

População: 3.988 habitantes
Área Total: 410,858 km²
Dens. Demográfica: 10,1 hab./km²
Distância da capital: 285 km de Natal
Clima: Semi-árido
IDH: 0,612 (PNUD/2000)
PIB: 10.828 mil (IBGE/2005)
PIB per capita: R$ 2.612,00 (IBGE/2005)

Histórico do município

Em 1701, Padre Lúcio de Mendonça de Sá, Alferes Manoel da Silveira de Carvalho, Diogo de Mendonça Bernardo Vieira de Melo, o último Capitão-Mor-Governador do Rio Grande do Norte, receberam sesmarias de três léguas cada uma,no rio Paraú, no município de Campo Grande.


Luiz Justino de Oliveira, fundador de Paraú, nasceu na fazenda Cachoeira, em 1875. Aos 23 anos, mudou-se para a fazenda Espírito Santo, casando-se com Maria Damásia Gomes. Estabeleceu-se numa casa de taipa, com pequeno negócio de compra e venda que prosperando proporcionou a abertura de casas comerciais em outros municípios.


Ali permaneceu, mesmo após o falecimento de sua esposa, empenhou-se em fazer progredir a sua terra, pelo bem comum. Em 1911, casa-se novamente, com Maria Siqueira Cabral, iniciando no ano seguinte, a construção de uma capela à devoção do Divino Espírito Santo, Padroeiro do município. Mas já havia no agreste um município com idêntica denominação, e ao ser instalada a agência dos Correios e Telégrafos, teve seu nome mudado para Paraú de PERAU-U (rio do peraú, dos buracos submersos, onde se perde o pé). Sendo elevado à categoria de município com a denominação de Paraú, pelo decreto estadual nº 2781, de 10-05-1962, desmembrado de Augusto Severo.


Bens Culturais

Expressões

Quermesses, ritos de semana santa, quadrilhas, leilões, novenários, procissões, terços, narrativa mítica, gincanas e danças.

Artesanato

Principais atividades: bordado, vidros, pedra sabão, bambu, tricô e folhas.
Outras atividades: colcha de retalhos, renascença, tapeçaria, renda de labirinto, rendas, papel, marchetaria, argila, pedra ônix, algodão, madeira e couro.

Ofícios

Principais atividades: mestre de cerca de pedra, tirador de mel, profeta de chuva, puxador, tirador de terço, doceira, raizeiro, carpinteiro, marchante, vaqueiro,cozinheiro, pescador, queijeiro, curador, rezadeira, parteira, esteireiro, narrador de vaquejada, mestre de chouriço, sanfoneiro, ferreiro e rendeira.
Outras atividades: mortalhador de defunto, embolador de côco, aboiador, calseiro, oleiro, contador de história, coureiro e violeiro.

Gastronomia

Comida Típica
Principais especialidades: comidas de milho, galinha caipira, panelada, buchada e pé-de-moleque.

Comida de Festa

Principais especialidades: salpicão, panelada, galinha caipira, feijoada, creme de frango, carneiro, carne de porco, carne de bode e buchada.

Doces caseiros

Principais especialidades: mel de abelha, goiaba e rapadura.
Outras especialidades: cocada.

Bebidas e Licores

Principais especialidades: licores de menta, maracujá e essência.
Outras especialidades: licores de hortelã com ervas, cupim, caju e cacau.

Lambedores

Principais especialidades: garrafada, hortelã e malva.


ATRATIVOS

Marco Natural
Serrote Vermelho
Rio Beldroega
Riacho de sirrinha
Rio Paraú

Marco Edificado

Igreja do Divino Espírito Santo
Mercado público de Paraú

Açudes

Açude no sítio Bom Lugar
Açude no sítio Alagamar
Açude sítio Graça
Açude sítio Madeira
Açude assentamento estrada do Oeste
Açude sítio Jatobá
Açude sítio Maxixe
Açude sítio Gangorra
Açude sítio Logradouro
Açude sítio Espinheiro
Açude assentamento Campos Belos
Açude Belo Monte
Açude São José


Casario Antigo

Residência de Dona Marieta, uma das primeiras casas construídas da cidade
Residência de Pedro Leitão, localizada no centro da cidade


Balneário

Balneário Vera


Ruína

Casa do Sítio Maxixe

Parque de Vaquejada

Parque de vaquejada Luis Augusto Filho
Parque de vaquejada sítio São José


Festas da Cidade

Carnaval
Festa Junina
Vaquejadas
Forrós
Emancipação política (10 de Maio)


Celebrações

Festas Religiosas
Período

Festa de São Sebastião
20 de janeiro

Festa do Divino Espírito Santo (padroeiro da cidade)
Maio


ECONOMIA

Principais atividades econômicas: criação de gado, suínos, caprinos, plantio de feijão, melancia e milho.


Acesse: www.sertaodoapodi.com.br/ www.naspegadasdelampiao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário