segunda-feira, 18 de maio de 2009

" Por que?"


Acordo Ortográfico


29 de setembro de 2008, foi assinado pelo Presidente Luíz Inácio Lula da Silva o decreto Em que estabeleceu o cronograma para vigência do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

O acordo entrou em vigor a partir de janeiro de 2009, porém as duas normas ortográficas ( a que estava em vigor e a prevista no acordo) poderão ser usadas e aceitas como corretas nos exames escolares, vestibulares, concursos públicos e demais meios escritos até dezembro de 20012.


Por que foi feito o acordo ortográfico? Para que Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugual, tivessem suas ortografias unificadas. A medida, segundo o Ministério da Educação - MEC - , deve facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre países e ampliar a divulgação do idioma e da literatura em Língua Portuguesa.
Calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado, enquanto que no Brasil, em torno de 0,45% das palavras terão a escrita alterada, a partir das modificações propostas no acordo. As pronúncias típicas de capa país serão conservadas, apesar das mudanças ortográficas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário