quarta-feira, 27 de maio de 2009

Isso é CINEMA


























Prepare a Pipoca


Anjos e demônios

O professor de simbologia Robert Langdon (Tom Hanks), depois de decifrar o código DaVinci, é chamado pelo Vaticano para investigar o misterioso desaparecimento de quatro cardeais. Agora, além de enfrentar a resistência da própria igreja em ajudá-lo nos detalhes de sua investigação, Langdon precisa decifrar charadas numa verdadeira corrida contra o tempo porque a sociedade secreta por trás do crime em andamento tem planos de explodir o Vaticano.



A Letra Escarlate

Em 1666 em Massachussetts, Bay Colony, uma bela mulher (Demi Moore) casada com um médico (Robert Duvall) chega na localidade na frente do marido, com a incumbência de providenciar um lar para o casal. Mas ela fica apaixonada por um reverendo (Gary Oldman), que tem por ela os mesmos sentimentos. No entanto, eles reprimem tais emoções pelo fato dela ser casada, mas quando ela supõe que seu marido foi morto pelos índios ela se sente livre e acaba ficando grávida do reverendo. Mas, como apesar de ficar presa e socialmente marginalizada ela se recusa a dizer o nome do pai da criança, passa então a portar um "A" de adúltera bordado em cores vermelhas em suas roupas, como símbolo de sua vergonha perante a sociedade local.



English



CoPa do Mundo 2006












Foi um trabalho interessante. Houve realmente a integração de todos os alunos. Tornou-se um trabalho competitivo, cada grupo queria realizar o melhor trabalho. Tanto que foi sugerido por eles, que os visitantes votassem nos melhores expositores, e, nas melhores maquetes.







Projeto de Língua Inglesa realizado na Escola Estadual Desembargador Felipe Guerra, Triunfo Potiguar, RN.
Os Alunos foram orientados a pesquisar sobre os países que disputariam a Copa Mundial na Alemanha, no Ano de 2006. Deveriam traçar um perfil desses países e montar uma exposição. Cada grupo, inclusive, deveria escolher um ponto turístico do país sorteado para expor em maquete.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

EMPA - " Histórico"

Escola Padre Amaro



A Escola Padre Amaro foi criada em 22 de Janeiro de 1971 na gestão do Exmo. Sr. Prefeito Municipal Antonio Hermínio da Silva. No ato de criação foi denominada GINÁSIO COMERCIAL PADRE AMARO, na sede do Grupo Escolar Professor Luíz Gondim, cedida pela Secretaria do Estado da Educação e Cultura, instituído pela Lei Municipal nº 10/69.


O Ginásio Comercial Padre Amaro fora criado para ministrar o Ensino Comercial e preparar auxiliares de escritório para a gerência de negócios públicos, particulares e privados.


Regido pelo Decreto Lei nº 6.141, de 28/12/1943 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 4. 024, de 20/12/1943, o Ginásio Comercial Padre Amaro por volta de 22-23 de Janeiro de 1971 recebia a visita dos inspetores da equipe de Inspeção Regional do MEC do Rio Grande do Norte. E através da portaria nº 242/82 SEC/GS do dia 02/06/1982 foi reconhecida como Escola de 1º Grau Padre Amaro.


Foram indicados através de documentação legal ( 21/09/197o ):

Dr. Neilson Dutra Maranhão - Diretor Técnico;
Manoel de Almeida Soares - Diretor Administrativo;
Maria Nazareth de Araújo - Secretária;
Maria da Soledade Freire - Professora de Português;
Cleto de Souza Neto - Professora de Geografia;
Dr. Neilson Dutra Maranhão/ Jorgeci Jácome de Melo - Professores de História;
Vicente Ferreira de Aquino Júnior - Professor de Iniciação a Ciências;
Maria de Lourdes Albuquerque / Antonio Alexandre de Oliveira Filho - Inglês;
Venina Lopes de Araújo - Professora de Desenho;
Dr. Neilson Dutra Maranhão - E ducação Cívica;
Francisco Marconi A velino de Melo - Matemática e Educação Cívica.
Galeria de Honra - DIRETORES
Manoel de Almeida Soares - 1971 - 1972
Denise Maria de Sá Leitão - 1973 - 1978
Zara de Sá Leitão Pinheiro - 1979 - 1980
Francisca Rodrigues de Oliveira - 1981 - 1982
Rosa Maria de Souza - 1982/ 1993-1996/ 2001- 2004
Maria Valdete Campêlo da Silva - 1983 - 1992/ 1997 - 2000
Ýkaro Alves Campêlo - 2005 - 2008

segunda-feira, 18 de maio de 2009

RINDO À TOA


Para Ler e dar Boas Gargalhadas
Na escola
- Joãozinho, seu pai ajudou você a fazer a tarefa?
- Não, professora, ele não me ajudou.
- Tem certeza, João zinho?
- Tenho professora, ele não me ajudou. Ele fez tudo sozinho.
Ainda na escola
- Juquinha, você estudou o livro de Geografia?
- Estudei muito, professora.
- Muito bem. Então me diga, onde fica a Alemanha?
- Na página 54.
Dirigindo na contramão
- Aonde o Senhor pensa que vai, dirigindo assim?
- Seu guarda, eu ia a uma festa, mas já deve ter acabado, porque estão todos voltando.
Exame de Vista
- Leia, por favor, aquela palavra.
- Qual palavra, doutor?
- Na parede.
- Que parede.
No emprego
- Quando erramos seu salário no mês passado, adicionando R$ 550, 00, você não reclamou. Este mês em que reparamos o erro, descontando R$ 500, 00 do seu salário, você vem reclama?
- É que um erro eu ainda tolero e deixo passar, mas dois já é demais.
No hospício
Paciente liga para os bombeiros, dizendo que está pegando fogo no hospício. Em dez minutos, várias viaturas chegam ao local. O comandante pergunta:
- Amigo, onde é o fogo?
- Vocês vieram tão depressa que nem deu tempo de acender.

É Uma Questão de Fé!




Deus ama você


DEUS TE AMA, E TEM UM PLANO MARAVILHOSO PARA A SUA VIDA.
O AMOR DE DEUS - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"(João 3:16).
O PLANO DE DEUS - Cristo afirma: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (uma vida plena e com propósito) (João 10:10).


O HOMEM É PECADOR E ESTÁ SEPARADO DE DEUS; POR ISSO NÃO PODE CONHECER NEM EXPERIMENTAR O AMOR E O PLANO DE DEUS PARA A SUA VIDA.

O HOMEM É PECADOR - "Pois todos pecaram e separados estão da glória de Deus" (Romanos 3:23). O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa da sua desobediência e rebelião, escolheu seguir o seu próprio caminho, e o relacionamento com Deus desfez-se. O pecado é um estado de indiferença do homem para com Deus.

O HOMEM ESTÁ SEPARADO - "Porque o salário do pecado é a morte" (separação espiritual de Deus) (Romanos 6:23).

Deus é santo e o homem é pecador. Um grande abismo separa-os. Mas o homem sente que lhe falta algo, tem um vazio e está continuamente a procurar alcançar Deus e a vida abundante, através dos seus próprios esforços: vida recta, boa moral, filosofia, etc.


JESUS CRISTO É A ÚNICA SALVAÇÃO DE DEUS PARA O PECADO DO HOMEM. POR MEIO DELE VOCÊ PODE CONHECER O AMOR E O PLANO DE DEUS PARA A SUA VIDA.
ELE MORREU EM NOSSO LUGAR - "Mas Deus prova o seu próprio amor para connosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5:8).
ELE RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS - "Cristo morreu pelos nossos pecados... foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras."
(I Coríntios 15:3,4).

ELE É O ÚNICO CAMINHO - Respondeu-lhe Jesus: "Eu sou o caminho e a verdade, e a vida: ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).

Deus ligou o abismo que nos separa dele, ao enviar o seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar.


PRECISAMOS RECEBER JESUS CRISTO COMO SALVADOR E SENHOR, POR MEIO DE UM CONVITE PESSOAL. SÓ ENTÃO PODEREMOS CONHECER E EXPERIMENTAR O AMOR E O PLANO DE DEUS PARA A NOSSA VIDA.
PRECISAMOS RECEBER CRISTO - "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber; aos que crêem no seu nome" (João 1:12)
RECEBEMOS CRISTO PELA FÉ - "Porque pela graça sois salvos; mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9).

RECEBEMOS CRISTO POR MEIO DE UM CONVITE PESSOAL - Cristo afirma: "Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa" (Apocalipse 3:20). Receber Cristo implica num desejo de mudança de vida, uma nova atitude para com Deus, é deixar de confiar em nossos próprios esforços, crendo que Cristo, ao entrar em nossos vidas faz de nos aquilo que Ele quer que sejamos.

Isto é além de outra coisa: CoNvErSa aFiAdA.




É cultura sim!




A literatura de cordel é um tipo de poesia popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos ou outra qualidade de papel, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome que vem lá de Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes. No Nordeste do Brasil, herdamos o nome (embora o povo chame esta manifestação de folheto), mas a tradição do barbante não perpetuou. Ou seja, o folheto brasileiro poderia ou não estar exposto em barbantes. São escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradore

Destino de Biriteiro


Caprichei numa pesquisa
Pra falar do biriteiro
Este ser fenomenal
Formidável companheiro
Que não sai do botequim
Engaisando o tempo inteiro.
É um cliente especial
Todo o dia no boteco
Não sabe quantas bicadas
Já botou no seu caneco
Quando ele fica liso
Parte logo prum boneco.
Adora viver girando
Dando volta no salão
Dá a mão a todo mundo
Faz aquela encenação
Mais parece um candidato
No período de eleição.
Toda vez que se embriaga
A cabeça fica oca
Sai beijando a freguesia
Parecendo uma coisa louca
Se deixarem o "menino"
Põe batom na sua boca.
Na calçada toda suja
Ele deita atravessado
Um magote de cachorro
Cheira o boga do coitado
Ao cumprir a diligência
Sai o lote embriagado.
Quando ele se levanta
Sai com o eixo empenado
Onde pisa o chão afunda
O corpo só vai prum lado
E a galera se pergunta
Onde vai esse abestado?
Pelos becos onde passa
Só serve de gozação
Para o povo dá cotoco
Xinga e fala sem razão
E um vigia lhe adverte
Te apruma paspalhão.
Ele luta ferozmente
Para chegar em sua casa
A mulher ao vê-lo diz
Já chegou espalha brasa
Hoje anseio meu bichinho
Dar um nó na tua asa.
M - Onde esteve todo o dia
Bicho da cara de quenga
Corno manso de biqueira
Cafuçú galo capenga
Embiriba de macaco
Siribolo de arenga.
H - Eu estive na cidade
Proseando num recinto
Quando veio um pau de cana
É verdade eu não minto
Eu só sei que no fianal
Acabei tangendo pinto.
E o cabra lá ficou
Mulengando a ceroula
Espichando a dentadura
Entufada de cebola
Disse eu; não tenho moço
Com que pegue uma ampola.
Ele respondeu-me vá!
Não esquente o miolo
Que o dinheiro não me falta
No meu bolso tenho um bolo
Pra rasgar e tocar fogo
Se quiser fazer rebolo.
Na saída começou-me
Um soluço na titela
Escarrei e cuspi grosso
Entre a porta e a janela
Engatei uma primeira
Me aprumei numa bangela.

English




Falando em Inglês...
William Shakespeare

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


26 de Abril de 1564 (baptizado)Stratford-upon-Avon, Warwickshire, Inglaterra

Ocupação

Gênero literário
Tragédia, drama, comédia, poesia, romance

Idéias notáveis
Ser ou não ser?

William Shakespeare (baptizado em 26 de Abril de 156423 de Abril de 1616)[1] foi um poeta e dramaturgo inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra e de "Bardo do Avon" (ou simplesmente The Bard, "O Bardo"). De suas obras restaram até os dias de hoje 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e diversos outros poemas. Suas peças foram traduzidas para os principais idiomas do globo, e são encenadas mais do que qualquer outro dramaturgo.Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com freqüência pelo teatro, televisão, cinema e literatura. Entre suas obras mais conhecidas estão Romeu e Julieta, que se tornou a história de amor por excelência, e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or not to be: that's the question (Ser ou não ser, eis a questão).

Shakespeare nasceu e foi criado em Stratford-upon-Avon. Aos 18 anos, segundo alguns estudiosos, casou-se com Anne Hathaway, que lhe concedeu três filhos: Susanna, e os gêmeos Hamnet e Judith. Entre 1585 e 1592 William começou uma carreira bem-sucedida em Londres como ator, escritor e um dos proprietários da companhia de teatro chamada Lord Chamberlain's Men, mais tarde conhecida como King's Men. Parece que ele reformou a Stratford em torno de 1613, morrendo três anos depois. Restaram poucos registros da vida privada de Shakespeare, e existem muitas especulações sobre assuntos como a sua aparência física, sexualidade, crenças religiosas, e se algumas das obras que lhe são atribuídas teriam sido escritas por outros autores.

Shakespeare produziu a maior parte de sua obra entre 1590 e 1613. Suas primeiras peças eram principalmente comédias e histórias, gêneros que ele levou ao ápice da sofisticação e do talento artístico ao fim do século XVI. A partir de então escreveu apenas tragédias até por volta de 1608, incluindo Hamlet, Rei Lear e Macbeth, consideradas algumas das obras mais importantes na língua inglesa. Nesta sua última fase, escreveu tragicomédias, também conhecidas como romances, e colaborou com outros dramaturgos. Diversas de suas peças foram publicadas, em edições com variados graus de qualidade e precisão, durante sua vida. Em 1623 dois de seus antigos colegas de teatro publicaram o First Folio, uma coletánea de suas obras dramáticas que incluía todas as peças (com a exceção de duas) reconhecidas atualmente como sendo de sua autoria.

Shakespeare foi um poeta e dramaturgo respeitado em sua própria época, mas sua reputação só viria a atingir o nível em que se encontra hoje no século XIX. Os românticos, especialmente, aclamaram a genialidade de Shakespeare, e os vitorianos idolatraram-no como um herói, com uma reverência que George Bernard Shaw chamava de "bardolatria".[6] No século XX sua obra foi adotada e redescoberta repetidamente por novos movimentos, tanto na academia e quanto na performance. Suas peças permanecem extremamente populares hoje em dia , e são estudadas, encenadas e reinterpretadas constantemente, em diversos contextos culturais e políticos, por todo o mundo.

" Por que?"


Acordo Ortográfico


29 de setembro de 2008, foi assinado pelo Presidente Luíz Inácio Lula da Silva o decreto Em que estabeleceu o cronograma para vigência do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

O acordo entrou em vigor a partir de janeiro de 2009, porém as duas normas ortográficas ( a que estava em vigor e a prevista no acordo) poderão ser usadas e aceitas como corretas nos exames escolares, vestibulares, concursos públicos e demais meios escritos até dezembro de 20012.


Por que foi feito o acordo ortográfico? Para que Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugual, tivessem suas ortografias unificadas. A medida, segundo o Ministério da Educação - MEC - , deve facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre países e ampliar a divulgação do idioma e da literatura em Língua Portuguesa.
Calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado, enquanto que no Brasil, em torno de 0,45% das palavras terão a escrita alterada, a partir das modificações propostas no acordo. As pronúncias típicas de capa país serão conservadas, apesar das mudanças ortográficas.


domingo, 17 de maio de 2009

Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
















Dia do Combate a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes













"O Desafio da Prevenção e do Combate."


A violência é uma violação de direitos, é dominação, negação e sofrimento do outro. A violência de qualquer tipo, contra crianças e adolescentes, é uma relação de poder na qual estão presentes e se confrontam atores com poderes desiguais de conhecimento, força, autoridade, maturidade, estratégias e recurso. É inaceitável, fere a ética, trangride os tabus e regras socias e familiares de convivência mútua e de responsabilidade dos adultos para com as criança.
A violência contra crianças e adolescentes é todo ato de omissão cometido pelos pais, parentes, outras pessoas ou instituições capazes de causar danos físico, sexual e/ou psicológicos à vítima.

Formas de Violência: Doméstica, Social e Escolar.
Tipos de Violência
1. Violência Física: aplicada através dos castigos, tapas, surras, torturas, privações físicas 9 de comer ou beber ).

2. Violência Psicológica: ocorre quando a criança ou o adolescente é humilhado, desvalorizado, estigmatizado, chantageado, agredido verbalmente, colocado sob ordens excessivas e ameaçado

3. Negligência: quando a criança é desprovida de suas necessidades básicas. Faltando-lhe alimento, cuidados com a higienização, proteção afeto, e, abandono.
4. Violência Sexual: acontece quando a criança ou o adolescente é estimulado sexualmente, ou utilizado para obtenção de satisfação sexual. Pode envolver situações de jogo, ato ou relação sexual, homo ou heterossexual. Pode ocorrer por meio do contato físico ou sem o contato físico ( conversas, telefonemas, bilhetes, recados, etc.)

Dentre as possibilidades classificatórias, podem ser apontadas as seguintes formas de Violência Sexual:


1. Abuso sexual - pode ocorrer com ou sem violência física, porém a violência psicológica geralmente está presente. Ex.: manipulaçao da genitália, mamas, ou ânus, entre outros
2. Exibicionismo: exposição de partes sexuais com o objetivo de chocar a criança e o adolescente.
3. Voyerismo: observação de atos ou órgãos sexuais da vítima para obtenção de prazer.
4. Abuso Sexual Verbal: conversas abertas sobre atividades sexuais.
5. Assédio Sexual: proposta de contato sexua
6.Atentado Violento ao Pudor: constrager a praticar atos libidinosos, sem penetração. Utilizando violência
7. Estupro: ato sexual com uso da violência ou grave ameaça.
8. Pedofilia: qualidade do abusador que tem interesse apenas por crianças.

A Exploração Sexual é a utilização de crianças e adolescentes com fins comerciais e de lucro. E acontece por meio:
A) da Pornografia;
B) do Turismo Sexual;
C) do Tráfico de Pessoas para Fins Sexuais.

O QUE A LEI GARANTE


O que diz a Constituição Brasileira, no Art. 227: É dever da família, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

É um dever de todo cidadão, ao tomar conhecimento de alguma situação de violação de direitos de crianças e adolescentes, notificar aos órgãos competentes. A notificação pode ser de forma pública ou sigilosa.
Exploração Sexual Infantil DÁ PENA!!
Previna! Combata! Denuncie
A EMPA - Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Amaro, desenvolveu uma programação especial no período de 11/05 - 15/05, dentre as atividades programadas e desenvolvidas estavam: estudo para os supervisores e professores, palestras e oficinas para os alunos e os pais de alunos, e, uma animada gincana. Na oportunidade, comemoramos o Dia da Mães, com sorteio de brindes e prêmios, tais como: ferro elétrico, faqueiros, conjunto de copos, e um celular, entre outros. Tivemos a participação de mais de 150 pais e mães, mais uma vez foi muito legal, e, indiscutivelmente uma semana por demais proveitosa. Nossa programação foi encerrada com a participação na Caminhada do Combate, no Dia 18, percorrendo as principais ruas de nossa cidade, junta a outras instituições, levando esclarecimentos, conhecimento e dispertamento para nossa comunidade.








sexta-feira, 8 de maio de 2009

Isto é além de outra coisa: CoNvErSa aFiAdA.




Paraú - 10 de Maio - 47 anos de Emancipação Política.

Foi na Fazenda Cachoeira, no município de Campo Grande que nasceu Luís Justino de Oliveira Gondim, no dia 02 de janeiro de 1865 e que mais tarde se tornaria um grande educador.
Luíz Justino destacou-se como professor e pela simplicidade chegando às vezes a dar aulas à sombra do pé de oiticica no Riacho Gavião. Em 1888, foi morar na Fazenda Espírito Santo onde casou-se, teve dois filhos dando início a uma nova vida e ao começo do efetivo povoamento da localidade. No ano de 1898, montou uma pequena mercearia e em frente construiu uma latada coberta com ramos de oitica onde foi realizada uma feira popular. O comerciante vendo os sinais de crescimento em seus negócios resolveu construir uma casa de tijolo e telha para onde mudou-se com seu comércio. Logo depois, abriu outras casas comerciais nos municípios de São Rafael e Angicos.


Empenhado no crescimento de sua terra, Luíz Gondim mandou construir um cemitério, em 1908, e doou ao município de Campo Grande. Em 1911, iniciou a construção da capela em homenagem ao Divino Espírito Santo e a comunidade que tomava ares de cidade foi chamada de Espírito Santo. O desbravador continuou seu trabalho e em 1919, criou uma escola, em prédio de sua propriedade, mantendo-a com recursos próprios, para atender crianças da região. Junto a outros moradores da localidade construiu um galpão coberto com telhas destinado aos feirantes locais.


Com a chegada da agência dos correios, em 7 de janeiro de 1922, e para a movimentação postal não se confundir com a de outra localidade existente na região do Estado, surgiu a idéia do nome Paraú, que era o nome de um pequeno navio de guerra feito na Índia e muito usado nos países do Oriente.


O professor Luíz Gondim exerceu várias vezes a função de Juiz Distrital e foi membro da Intendência Municipal. Faleceu no dia 13 de junho de 1936, deixando a marca de seu trabalho em todas as partes de Paraú.



No dia 10 de maio de 1962, através da Lei nº 2.781, Paraú tornou-se município desmembrando-se-se de Campo Grande.






PERFIL


O município pertence a Microrregião do Médio Oeste.


Zona Homogênea do Planejamento: Mossoroense.


Área: 410,86 km2, equivalente a 0, 78% da superfície estadual.


Limites: Norte- Upanema e Assu, Sul - Triunfo Potiguar, Leste - Assu, Oeste - Campo Grande.


Clima: muito quente e semi-árido.


Formação vegetal: vegetação de caráter mais seco, com abundância de cactácea e plantas de porte mais baixo e espalhadas.


Relevo: menos de 100 metros de altitude.






História Política


Expedito Garcia de Medeiros - 1º prefeito interino de 1962 - 1964.


Silvestre Veras Barbosa - 1º prefeito eleito e governou o município por 2 vezes - de 1965 - 1968 e de 1973 - 1976.


Antonio Hermínio da Silva - de 1969 - 1972.


Paulo Wanderley de Sá Leitão - iniciou seu mandato no ano de 1977, e, foi prefeito até o ano de 1982.


Vicente Ferreira de Aquino Júnior - de 1983 - 1988.


Luís Augusto Filho - 1ª administração - 1989/1992; 2ª administração - 1997/2000.


Antonio Almeida da Silva - foi prefeito do ano de 1993 até o ano de 1996.


Gerson Gonçalves Chicourel - de 2000/2004.


Francisco de Assis Nunes - de 2005/2008. Prefeito atual, 1º prefeito reeleito.
















terça-feira, 5 de maio de 2009

A Gramática prática e simples


O novo ACORDO ORTOGRÁFICO


Alfabeto - ganha três letras. Entram k, w e y.
Trema - desaparece em todas as palavras. Fica o acento em nomes como Müller.


Acentuação 1 - some o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas .
Antes: idéia, heróico, estréia, assembléia .
Depois: ideia, heroico, estreia, assembleia.

herói, papéis, troféu mantêm o acento porque têm a última sílaba mais forte.
Acentuação 2 - some o acento no i e no u fortes depois de ditongos, em palavras paroxítonas.
Antes: feiúra, bocaiúva.
Depois: feiura, bocaiuva. Agora, se o i e o u estiverem na última sílaba, o acento continua como em - tuiuiú ou Piauí.

Acentuação 3 - some o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo ( ou ôos ).
Antes: crêem, dêem, lêem, vêem, prevêem, vôo, enjôos.
Depois: creem, deem, leem, veem, preveem, voo, enjoos.

Acentuação 4 - some o acento diferencial.
Antes: pára, péla, pêlo, pólo, pêra, côa.
Depois: para, pela, pelo, polo, pera, coa.


Não some o acento diferencial em pôr ( verbo )/ por ( preposição ) e pôde ( pretérito )/ pode ( presente ). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo.


Acentuação 5 - some o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar.
Antes: averigúe, apazigúe, ele argúi, enxague você.
Depois: averigue, apazigue, ele argui, enxague você.

Hífen - veja como ficam as principais regras do hífen com prefixos.
Prefixos:
Agro, ante, anti, arqui, auto, contra, extra, infra, intra, macro, mega, micro, maxi, mini, semi, sobre, supra, tele, ultra ... Usa hífen quando a palavra seguinte começa com h ou com vogal igual à última do prefixo:
auto-hipnose, auto-observação, anti-herói, anti-imperalista, micro-ondas, mini-hotel. Não usa hífen em todos os demais casos - autorretrato, autossustentável, autoanálise, autocontrole, antirracista, antissocial, antivírus, minidicionário, minissaia, minirreforma, ultrassom.

Hiper, inter, super ... Usa hífen quando a palavra seguinte começa com h ou com r: super-homem, inter-regional. Não usa hífen em todos os demais casos - hiperinflação, supersônico.
Sub ...Usa hífen quando a palavra seguinte começa com b, h ou r: sub-base, sub-reino, sub-humano.Não usa hífen em todos os demais casos - subsecretário, subeditor.
Vice... Usa sempre: vice-rei, vice-presidente.
Pan, Circum... Usa hífen quando a palavra seguinte começa com h, m, n ou vogais: pan-americano, circum-hospitalar.Não usa hífen em todos os demais casos - pansexual, circuncisão.
Agora é só praticar!!

GESTAR II -




Uma observação: no período de 27/04 - 01/05 ocorreu apenas a 1ª etapa do GESTAR, monitorada pela Professora Lenita, professora formadora da UNB. Todas as expectativas foram superadas. O GESTAR vai além de uma formação continuada - " estamos envolvidos em uma rede de aprendizagem permanente, com espaços para reflexão, pesquisa e discussão de nossas práticas".


A 2ª etapa está prevista para o mês de setembro, em nossa capital, Natal, RN, no Praiamar Hotel - na praia de Ponta Negra - um dos postais do nosso Estado. A nossa torcida é para termos a professora Lenita novamente como nossa formadora!


segunda-feira, 4 de maio de 2009

GESTAR II





Os professores formadores e os coordenadores do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar tiveram sua formação no período de 27/04 - 01/05/2009 em Natal, RN, pelo CFORM - Centro de Formação Continuada de Professores da UNB.

* Caracterização do GESTAR:

- Programa de formação continuada - semipresencial para professores de Língua Portuguesa e Matemática.

- Baseia-se nos PCNs de Língua Portuguesa e Matemática ( 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ).

- A finalidade do programa é elevar a competência dos professores e de seus alunos.

* Professores Cursistas:

- A certificação será feita pela Secretaria Municipal/ Estadual; 120 h presenciais: 80 h ( oficinas ); 40 h ( Elaboração do Projeto, plantão e acompanhamento pedagógico); 180 h não-presenciais; total - 300h.

* Modalidade do Programa:

- Espaço para compartilhar experiências e resolução de problemas.

- Visa a autonomia dos cursistas.

- Planejamento e elaboração de situações didáticas.

- Análise crítica da prática em sala de aula e de atividade dos alunos.


O GESTAR propiciará aos professores oportunidade de reflexão, de sistematização e de transposição didática para os conceitos trabalhados nas unidades. E, estimulará a socialização de dificuldades ou avanços.


Para refletir: " Educar não é ensinar respostas. Educar é ensinar a pensar. " Rubem Alves