PNE – A Visão dos (as) Trabalhadores (as) em Educação foi o tema do 13º Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação Pública do RN, realizado no período de 28-30 de junho do ano em curso no Mardunas Centro de Eventos, no município de Nísia Floresta/RN.
Apesar do ato de protesto realizado pelo grupo Oposição CSP – Conluta no SINTE/RN, grupo ao qual faz parte a professora Amanda Gurgel, que argumenta ter a Direção do SINTE desrespeitado o estatuto e a categoria, visto que o último congresso havia ocorrido no ano de 2005 quando na verdade tal evento deve acontecer a cada 02 anos segundo assegura o estatuto da instituição, além do fato de estarmos em um momento de movimento grevista.
Os membros do grupo anteriormente referido adentraram ao auditório de mãos dadas e com lenços pretos nos rostos, além de conduzirem cartazes com mensagens de protesto. Um deles conduzidos por Amanda Gurgel. O grupo queria a suspensão do congresso, e, que a sua realização só ocorresse ao término da greve. Segundo o grupo opositor o SINTE desconsiderou a decisão tomada na última assembleia demonstrando que a realização do evento coloca a greve em segundo plano.
Já para os organizadores do evento, o mesmo não foi realizado de maneira ilegal, as eleições das delegações aconteceram de forma certa, o número de congressistas foi significativo e, o congresso tornou-se um espaço de fortalecimento das nossas, inclusive a greve, além de todas as políticas da categoria.
Membros e representantes do SINTE de todo o Estado, representantes e assessores da Central Única dos Trabalhadores (CUT), assim como também a Deputada Fátima Bezerra, além do Deputado e Professor Fernando Mineiro estiveram na abertura do congresso.
Foram os principais objetivos do 13º Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação Pública: Analisar e discutir a conjuntura internacional, nacional e estadual, bem como posicionar-se e deliberar sobre a mesma; Discutir e analisar a política sindical; Analisar e discutir sobre a política educacional brasileira; Refletir sobre as formas de organização dos (as) trabalhadores (as) e aprovar um plano de ação e formas de lutas dos (as) trabalhadores (as) em educação, na defesa de seus direitos.
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