quarta-feira, 6 de abril de 2011

A amizade


Estudo sobre A amizade REVELA: os amigos moldam sua personalidade, podem fazer você perder peso, se dar bem no trabalho e até viver mais.

De acordo com uma matéria publicada na SuperInteressante, a amizade surgiu no princípio entre os macacos como uma forma de troca de favores.

Hoje, fazemos amizade com o interesse de alimentar nosso cérebro com a “ocitocina”, o hormônio da reprodução.

Os efeitos mais profundos de tal hormônio acontecem no cérebro. É ele o responsável pelo desenvolvimento do afeto incondicional que a fêmea desenvolve pelo macho, e pelo amor incondicional pelos filhos. E, ainda: é esse hormônio que faz os machos assumirem um comportamento carinhoso, raro no mundo animal.

Há cerca de 10 mil anos a ocitocina ganhou um papel maior que foi facilitar a formação das alianças de que a humanidade precisava nos condicionando a fazer amigos.

A Universidade da Califórnia através de experiências comprovou que quando conhecemos uma pessoa que parece confiável, o nível de ocitocina no cérebro aumenta. Aí, nos sentimos mais propensos a criar uma relação com aquela pessoa. Com a evolução, a amizade deixou de ser imprescindível à sobrevivência do indivíduo. Mas procuramos amigos mesmo que tecnicamente não precisemos deles.

As mulheres produzem mais ocitocina do que os homens e por isso têm amizades mais profundas. No entanto, elas também são menos tolerantes e suas amizades duram menos. E, aí, existe amizade entre homens e mulheres? Sem envolvimento sexual? Sim e não.

Amizade entre homens e mulheres nasceu para facilitar a reprodução. Por outro lado a evolução nos tornou capazes de separar as coisas. A ocitocina liberada quando você está com amigos não produz o mesmo efeito do que a liberada quando você está namorando ou fazendo sexo.

Ter amigos só traz benefícios. Segundo o estudo quanto mais melhor, no entanto há um limite. Incrível: 150 é o número máximo de amigos que uma pessoa consegue ter ao mesmo tempo. O que passa disso não é amizade são relacionamentos casuais. A materia enfoca que os amigos moldam sua personalidade, podem fazer você perder peso, se dar bem no trabalho e até viver mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário