quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Política













_ Política _


O que é política?

Política é lutar pelo bem comum, isto é, trabalhar pelo bem de todos os homens; por tudo aquilo que o homem precisa: saúde, educação, casa para morar, terra para trabalhar, comida para comer, segurança, liberdade para pensar e falar. Isso é política em sistema mais geral. Outra coisa é a politicagem.

Política também pode ser definida como lutar objetivando para que um bom partido ganhe as eleições e assuma o poder para resolver os problemas do povo. É a política partidária.

E o que é sociedade?

Podemos dizer que sociedade é o conjunto de todas as pessoas e de todas as leis e organizações que um país precisa para ter uma vida comum. Ou seja, a família, o grupo de amigos, o grupo de trabalho, a igreja, os sindicatos, tudo isso forma o que denominamos de sociedade. Quer dizer: sociedade é o povo de uma nação e a maneira como esse povo se organiza. Todos juntos constroem a sociedade.

Partido político

Como a própria palavra diz, partido é uma parte, um pedaço. O partido representa um pedaço da sociedade.

Assim como as ferramentas do pedreiro são a pá e a colher para fazer a casa e as do trabalhador rural são a enxada e a chibanca para cultivar a terra, o partido é uma ferramenta criada por uma parte da sociedade para chegar ao povo. Bom, alguns dizem que existem partidos que defendem os interesses dos pobres e os partidos que defendem os interesses dos ricos. Sob essa perspectiva, poderíamos dizer que há partidos que defendem os interesses daqueles que compoẽm a classe alta da sociedade, mantendo-os no poder, dominando para que sua classe continue gozando vantagens e privilégios, e, os que defendem os interesses dos pobres que lutam por uma sociedade organizada de forma diferente da sociedade que ainda temos hoje – injusta, discriminadora, excludente , preconceituosa e desigual.

Defender os melhores interesses é querer uma sociedade mais justa, mais humana, igualitária, onde homens, mulheres e crianças sejam respeitadas mesmo em meio às suas diferenças e particularidades, independente de cor, raça, religião, classe social, opção sexual, mas que vivam bem, tendo casa para morar, comida, oportunidade para trabalhar, e terra para plantar, assistência à saúde e uma educação de qualidade.

Alguns partidos políticos

PDS – Partido Democrático Social. É a antiga ARENA.

PFL – Partido da Frente Liberal. Com formação inicial por membros que vieram do PDS

PTB – Partido Trabalhista Brasileiro.

PDT – Partido Democrático Trabalhista. Herdeiro político do antigo PTB.

PL – Partido Liberal.

PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

PCB – Partido Comunista Brasileiro. É um dos mais antigos do Brasil. Foi fundado em 1922, contudo viveu por muitos anos sem ser reconhecido pela lei.

PC do B – Partido Comunista do Brasil – Também um dos partidos mais antigos do Brasil. O PCB e o PC do B foram um só partido até 1962, quando houve uma divisão e ficaram dois partidos comunistas.

PT – Partido dos Trabalhadores. O partido de Lula. Nasceu dos movimentos de trabalhadores de São Paulo, como partido independente, formado e dirigido por trabalhadores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário