III Oficina do GESTAR II é realizada com sucesso!
Oficina III
No dia 19 de Agosto de 2009, quarta-feira, a partir das 13 hs, iniciamos a III Oficina do GESTAR II, com uma carga horária de 04 hs.
O encontro teve início com a solicitação da socialização dos primeiros Avançando na Prática aplicados em sala de aula. Mas infelizmente nenhum dos presentes havia realizado tal atividade alegando falta de tempo para planejar e assim executar adequadamente essa atividade. Por isso, foi necessária a argumentação sobre a importância do Avançando, assim como também, lembrarmos do Contrato Didático firmado no primeiro encontro, principalmente do compromisso com a realização das atividades.
Socializei com o grupo a minha primeira experiência com o Avançando na Prática: Foi realizada com turmas de 8º e 9º anos. O Avançando na Prática aplicado foi o da Unidade 09, na página 25, do TP 3. Mas com algumas alterações. Iniciei a aula levando os alunos a pensarem e exporem suas idéias, definições e conceitos sobre trabalho, abrindo assim um pequeno debate sobre essa discussão. Depois distribui uma xerocópia na qual havia 04 textos: A- A biografia de Victor Hugo, B- uma Propaganda da Editora Moderna, D - uma Fábula e, C - uma Receita de macarrão. Em Seguida dei um tempo para que eles lessem atentamente os textos e depois distribuí um questionamento para que individualmente respondessem e socializassem as respostas. Comentei o quanto a aula foi boa, interessante e surpreendente, além do alcance dos objetivos traçados, entre eles: a discussão sobre nossos conceitos e visões de trabalho, reforçar e aprimorar o conceito de texto, a comparação entre textos diferentes para o reconhecimento intuitivo dos gêneros textuais, a observação da competência sociocomunicativa dos alunos, a percepção de texto oral e escrito, a revisão dos conceitos e identificação de texto literário e não literário. No segundo momento, os alunos formaram 2 grupos. Cada grupo teve acesso a várias revistas, livros e jornais para a pesquisa e recorte de textos para a criação e montagem de um painel segundo a questão dada – Monte um mural com recortes de textos, cujas palavras e estruturas lingüísticas sejam diferentes, no entanto a forma organizacional seja semelhante. Tente formar grupos com no mínimo 02 recortes. Um mural gigante foi exposto na sala. A aula foi concluída com a leitura de dados e informações sobre Monteiro Lobato, e a solicitação para que os alunos usando esses dados produzissem um texto biográfico coerente e coesivo sobre o mesmo em 3ª pessoa. Conclui a socialização de minha experiência com o Avançando distribuindo cópia do material utilizado para os colegas professores cursistas.
Na continuidade de nossa oficina fizemos o Estudo coletivo da Unidade 12 do TP3: “ A inter-relação entre generos e tipos textuais”. Através de uma leitura compartilhada, cada participante espontaneamente opinava, colocava, falava e comentava sobre cada parágrafo, tópico ou trecho lido.
Nesta oficina, prazerosa também foi nossa sessão “Cinema no GESTAR II” – comendo pipoca e tomando guaraná assistimos ao filme: O Leitor. Os comentários sobre o mesmo ficaram para iniciarem nossa Oficina IV.
Foram solicitados os porta – fólios para leitura, análise e avaliação, no entanto os colegas alegaram não os terem concluído. Foi feita a Avaliação do encontro e a solicitação do estudo em casa da Unidade 13 com observação para a Unidade 14 do TP4, cujo estudo será aprofundado no próximo encontro.
No dia 19 de Agosto de 2009, quarta-feira, a partir das 13 hs, iniciamos a III Oficina do GESTAR II, com uma carga horária de 04 hs.
O encontro teve início com a solicitação da socialização dos primeiros Avançando na Prática aplicados em sala de aula. Mas infelizmente nenhum dos presentes havia realizado tal atividade alegando falta de tempo para planejar e assim executar adequadamente essa atividade. Por isso, foi necessária a argumentação sobre a importância do Avançando, assim como também, lembrarmos do Contrato Didático firmado no primeiro encontro, principalmente do compromisso com a realização das atividades.
Socializei com o grupo a minha primeira experiência com o Avançando na Prática: Foi realizada com turmas de 8º e 9º anos. O Avançando na Prática aplicado foi o da Unidade 09, na página 25, do TP 3. Mas com algumas alterações. Iniciei a aula levando os alunos a pensarem e exporem suas idéias, definições e conceitos sobre trabalho, abrindo assim um pequeno debate sobre essa discussão. Depois distribui uma xerocópia na qual havia 04 textos: A- A biografia de Victor Hugo, B- uma Propaganda da Editora Moderna, D - uma Fábula e, C - uma Receita de macarrão. Em Seguida dei um tempo para que eles lessem atentamente os textos e depois distribuí um questionamento para que individualmente respondessem e socializassem as respostas. Comentei o quanto a aula foi boa, interessante e surpreendente, além do alcance dos objetivos traçados, entre eles: a discussão sobre nossos conceitos e visões de trabalho, reforçar e aprimorar o conceito de texto, a comparação entre textos diferentes para o reconhecimento intuitivo dos gêneros textuais, a observação da competência sociocomunicativa dos alunos, a percepção de texto oral e escrito, a revisão dos conceitos e identificação de texto literário e não literário. No segundo momento, os alunos formaram 2 grupos. Cada grupo teve acesso a várias revistas, livros e jornais para a pesquisa e recorte de textos para a criação e montagem de um painel segundo a questão dada – Monte um mural com recortes de textos, cujas palavras e estruturas lingüísticas sejam diferentes, no entanto a forma organizacional seja semelhante. Tente formar grupos com no mínimo 02 recortes. Um mural gigante foi exposto na sala. A aula foi concluída com a leitura de dados e informações sobre Monteiro Lobato, e a solicitação para que os alunos usando esses dados produzissem um texto biográfico coerente e coesivo sobre o mesmo em 3ª pessoa. Conclui a socialização de minha experiência com o Avançando distribuindo cópia do material utilizado para os colegas professores cursistas.
Na continuidade de nossa oficina fizemos o Estudo coletivo da Unidade 12 do TP3: “ A inter-relação entre generos e tipos textuais”. Através de uma leitura compartilhada, cada participante espontaneamente opinava, colocava, falava e comentava sobre cada parágrafo, tópico ou trecho lido.
Nesta oficina, prazerosa também foi nossa sessão “Cinema no GESTAR II” – comendo pipoca e tomando guaraná assistimos ao filme: O Leitor. Os comentários sobre o mesmo ficaram para iniciarem nossa Oficina IV.
Foram solicitados os porta – fólios para leitura, análise e avaliação, no entanto os colegas alegaram não os terem concluído. Foi feita a Avaliação do encontro e a solicitação do estudo em casa da Unidade 13 com observação para a Unidade 14 do TP4, cujo estudo será aprofundado no próximo encontro.
Ykaro,percebeu como foi importante você ter desenvolvido o Avançando na prática oom seus alunos?
ResponderExcluirMais sucesso pra você!
Carinhosamente!
Lenita